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Perda total: quando é considerada em veículo segurado?

Neste artigo você vai ver

A perda total de um veículo é uma situação que garante a indenização integral para quem possui um seguro auto. Entenda mais sobre a perda total a seguir. 

Ao contratar um seguro para o seu carro, além de todas as coberturas oferecidas, você provavelmente irá se deparar com o termo “perda total”. 

A perda total, também chamada de “pt”, é uma situação em que os danos sofridos pelo carro em sinistro demandam que o segurado receba uma indenização total.

Para determinar se um carro teve perda total, a seguradora pode considerar alguns fatores, por isso nem todo acidente pode ser considerado um pt. 

Sendo assim, separamos algumas informações importantes para que você entenda o termo e as situações em que ocorre a indenização total. Acompanhe. 

Quando a perda total do carro acontece?

Vamos imaginar um carro que se envolveu em um sinistro, e saiu com boa parte da estrutura danificada. 

Isso poderia se encaixar como uma situação de perda total? Depende muito. Porque a perda completa do veículo não é determinada apenas pelo estado de destruição do carro. 

Para uma seguradora determinar que um carro após acidente teve perda completa, ela precisa avaliar se os custos para conserto superam 75% do valor do veículo. 

O percentual de 75% do valor do carro, é determinado pela própria Superintendência de Seguros Privados (Susep)

Sendo assim, essa porcentagem é uma referência para que a seguradora determine se o estado do carro requer um indenização total ou parcial. 

Dessa forma, caso os danos avaliados superaram os 75% do valor do carro, a seguradora considera perda total e realiza a indenização completa.

O que fazer em caso de perda total do veículo?

Assim, se você se envolver em um sinistro, o primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para que ela determine se o carro teve perda total. 

Mão de uma pessoa com relógio no braço, segurando um celular. A roupa da pessoa é preta com vermelho e temos um fundo desfocado. Imagem ilustrativa para texto perda total.
Ao sofrer um sinistro, você deve entrar em contato imediato com a seguradora.

Por isso, é importante que você entre em contato com a empresa responsável. Neste momento, também recomendamos que conte com a ajuda do seu corretor. 

Em seguida, basta seguir todos os passos recomendados pela empresa. Neste caso, ela provavelmente irá solicitar vários documentos. 

Além disso, a seguradora também precisará avaliar a situação do carro, para encontrar o valor do conserto. 

Então, essa é uma etapa muito importante, pois é por ela que a empresa se certifica dos danos que o veículo sofreu e os consertos necessários. 

Portanto, com danos grandes e o valor do conserto superando a porcentagem de 75% do valor do carro, a seguradora determina perda total. 

Com isso, você irá receber toda a indenização acordada, e a seguradora ficará com a posse do veículo. Ou seja, em uma situação como essa, a empresa fica com a sucata do veículo. 

Saiba qual a indenização após a perda total e em quanto tempo ela é liberada

Agora que você já sabe quando um carro é considerado com perda total e como solicitar o amparo da seguradora, deve estar se perguntando sobre o valor da indenização. 

Então, saiba que o valor pago em uma indenização como esta dependerá do modelo do seu carro e seu valor na tabela FIPE.

Se, por exemplo, você possui um carro avaliado em R$ 50 mil, e todos os reparos necessários vão superarem esse valor, logo não vale a pena para a seguradora. 

Desta forma, ela determinada a perda total e realiza a indenização de acordo com o valor integral que consta na tabela FIPE do mês. 

Para que fique claro, a tabela FIPE é uma referência com os preços médios de vários automóveis. 

Sendo assim, ela é uma forma de consulta para descobrir o quanto um determinado veículo está sendo avaliado pelo mercado.

Dessa maneira, após você enviar todos os documentos que a empresa solicitou ao constatar o sinistro, ela possui o prazo de até 30 dias para realizar o pagamento.

Foto de um relógio redondo de ponteiro ao lado de três pilhas com moedas e pequenas plantas em cima. Ao fundo temos plantas. Imagem ilustrativa para texto perda total.
Você irá receber a indenização após enviar todos os documentos que a seguradora solicitou.

Por isso, é muito importante enviar os documentos com todo cuidado necessário e se certificar de que tudo foi entregue. Afinal, você só irá receber a indenização após entregar todos os dados solicitados. 

Após pagamento da indenização por perda total, o seguro é finalizado?

Sim, quando uma seguradora realiza o pagamento da indenização integral para perda total, o seguro é finalizado. Logo, você não pode continuar utilizando o mesmo para outro veículo.

Esta é uma informação que consta na apólice do seguro, por isso, é importante que você leia tudo com muita atenção ao contratar o serviço. 

Desse modo, vale lembrar que a indenização completa é praticamente uma compra da seguradora pelo seu carro danificado. 

Lembra que mencionamos logo acima que a seguradora se torna dona da sucata do veículo após o pagamento da indenização? Pois é. 

Sendo assim, a empresa encerra o seguro e ao comprar um carro novo, você deve adquirir um outro seguro. 

Portanto, você deve repetir todas as etapas feitas anteriormente, como cotar o seguro, escolher as coberturas e, em certos casos, passar pela avaliação. 

Além disso, não se esqueça de avaliar cuidadosamente todas as coberturas disponíveis no serviço para que você garanta uma proteção completa. 

Neste momento, tenha um acompanhamento de um corretor de seguros para que você encontre todas as opções certas para sua demanda. 

A seguradora pode negar a indenização?

Dependendo de como o sinistro ocorreu, é possível que a seguradora se recuse a pagar a indenização, principalmente em casos de fraude. 

Ou seja, se a seguradora averiguar que existem irregularidades na situação, ela pode não fazer o pagamento e dependendo da situação, o cliente pode ser processado. 

Por exemplo, se o sinistro não ocorreu de forma natural e foi armado, como um dano feito de propósito, logo é considerado fraude.

Outro ponto importante envolve os documentos que foram apresentados para o seguro. Se na situação do sinistro não forem os mesmos, a empresa pode se recusar a pagar a indenização.

Mãos de duas pessoas segurando folhas em uma mesa de madeira, e ambas também seguram canetas. Ao lado vemos parte de um computador. Imagem ilustrativa para texto perda total.
Na hora de solicitar o serviço, é importante repassar informações verdadeiras.

Afinal, quando estamos cotando um seguro, a empresa responsável solicita várias informações, sobre o veículo e seus condutores.

Dados como esse são fundamentais para a seguradora determinar quais são os riscos que o carro está sujeito, e isto, consequentemente, irá influenciar no valor do seguro. 

Logo, é de suma importância apresentar informações verdadeiras e não mentir sobre a pessoa que utiliza o carro.

Em situações como essa, em que a empresa verifica documentos dos envolvidos, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização.

Isso acontece se as informações forem diferentes das que o cliente repassou anteriormente.

Além disso, existem outras situações nas quais a seguradora pode se recusar a pagar a indenização por não cobrir os riscos.

Neste caso, você deve consultar o contrato para entender todas as especificações do serviço. 

Entenda o que é a perda parcial do carro

A perda parcial é outra situação que pode representar um carro que se envolveu em um tipo de sinistro. 

Mas, ao contrário de uma perda total, nesta situação a seguradora considera que o veículo pode ser recuperado. 

Sendo assim, vamos supor que seu carro sofreu uma série de danos, mas que os consertos não vão custar a quantia superior ao 75% do valor do carro. 

Dessa forma, a seguradora considera uma perda parcial e pode ajudar com parte dos gastos do reparo.

E neste caso, dissemos parte dos gastos, porque o dono se responsabiliza por outra parte do pagamento, quando um carro sofre perda parcial.

Ou seja, quando você contrata um seguro, a apólice determina um valor de participação do cliente, também chamado de franquia do seguro. 

Assim, em uma situação de perda parcial por um sinistro, você deve realizar o pagamento dessa parte e a seguradora cobrirá os outros gastos. 

Por exemplo, se no seu contrato, temos a franquia do seguro acordada em R$ 2 mil, você deverá arcar com essa despesa para consertar o veículo. 

Então, se os consertos totais do veículo ficarem em R$ 5 mil, você deverá pagar os R$ 2 mil, e a seguradora será responsável pelos R$ 3 mil restantes.

Homem de blusa social agachado ao lado de um carro preto com lanterna quebrada, enquanto faz anotações em um papel.
Na perda parcial, os danos podem ser consertados sem grandes custos.

Coberturas do seguro auto 

Como vimos, a seguradora é responsável pela indenização completa, em uma situação de perda total.

Por isso, é sempre importante contratar um serviço de seguro se você quer ter ainda mais tranquilidade para utilizar o seu carro. 

Sendo assim, quando você escolher um serviço, leve em consideração as coberturas oferecidas, para que escolha um serviço completo para suas necessidades. 

Entre as coberturas básicas para carros, estão a de roubo e furto, incêndio, explosão e queda de objeto sobre o veículo.

Além disso, estão inclusos os danos causados por fenômenos da natureza, como alagamentos, chuvas de granizo, queda de raios e vendavais. 

Ou seja, você conta com a possibilidade de adicionar coberturas extras, de acordo com as suas necessidades.

Para isso, existem coberturas para danos em vidros, retrovisores e lanternas. Outra possibilidade bem útil é de carro reserva, quando você não pode utilizar seu próprio veículo.

Porém, algo que você pode encontrar em determinadas seguradoras, é o serviço de assistência 24 horas. 

Neste caso, você pode contar com serviços de guinchos e até atendimentos por panes elétricas, por exemplo. 

Saiba como contratar um seguro auto

Agora que você já sabe tudo sobre perda total, sabe também que é preciso atenção ao contratar um seguro auto e nas informações solicitadas pela seguradora.

Para garantir um processo tranquilo e seguro, você pode contar com ajuda de um corretor.

Esse profissional irá ser a ponte de comunicação entre você e a seguradora, te ajudando a entender todas as informações importantes e tirando todas as suas dúvidas.

Com a ajuda de um corretor você pode também entender quais são os documentos necessários para solicitar a indenização em um sinistro. 

Dessa forma, você pode ter a ajuda da Quisto Corretora de Seguros, empresa que nasceu em Belo Horizonte, em 2012. 

A Quisto possui ampla experiência no mercado e oferece mais de 90 possibilidades de contratos para seus clientes. 

Além disso, ela possui parceria com seguradoras renomadas, como a Azul Seguros, Porto Seguros, Mapfre, SulAmérica e muito mais. 

Então, se este post foi útil, não esqueça de compartilhar com seus amigos e continuar acompanhando o blog para mais conteúdos. 

Você pode gostar das sete perguntas respondidas sobre seguro auto

Porém, se quiser contratar um seguro acompanhado de uma empresa responsável, Faça já a cotação do seu seguro com a Quisto.

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