Se você está querendo saber como abrir uma ME ou está querendo oferecer mais vantagens aos seus funcionários, é muito provável que você esteja pensando em contratar um seguro de vida para a sua equipe.
Nessa hora, muitas dúvidas podem surgir. Desde o que esse benefício vai significar financeiramente, até como contabilizar essa despesa. Neste texto, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!
O seguro de vida é obrigatório?
O seguro de vida oferecido pelas empresas para seus funcionários é um dos benefícios corporativos que mais garante tranquilidade aos colaboradores e suas famílias.
Quando bem contratado, ele pode oferecer mais do que o auxílio no caso do falecimento do funcionário, mas também assistência por ocorrência de acidentes e doenças crônicas, por exemplo.
Uma dúvida muito comum dos empresários é se oferecer o seguro de vida à equipe é obrigatório. Apesar de ser um benefício que tem uma ótima relação custo-benefício e ser válido para todo colaborador, ele ainda não é obrigatório para todas as empresas.
Entretanto, existem algumas categorias com a obrigatoriedade de oferecer esse serviço aos seus funcionários, em função de convenções sindicais e acordos coletivos.
O seguro é exigido para a construção civil; postos de combustíveis; funcionários de condomínios; comércio de alimentos no varejo; serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes; hotelaria, motéis e hospedagem; profissionais da área de educação; motoboys e outros entregadores; prestadores de serviço; despachantes; serviços relacionados a panificação e confeitaria; indústrias têxteis e de vestuário; indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica; indústrias de roupas infantojuvenis e instalação de redes de telecomunicação.
Além dessas categorias, há exigências específicas para determinadas empresas em alguns estados do Brasil. Para isso, desde o momento de abrir seu negócio, consulte seu contador para começar com o pé direito e oferecer o benefício de acordo com o previsto nas leis.
Vale a pena contar também com um corretor de seguros, que poderá ajudar você a encontrar o melhor seguro ao seu caso.
Qual a vantagem de oferecer Seguro de Vida para funcionários?
Tranquilidade. Esse é o principal resultado que você poderá oferecer para o seu colaborador e com um custo desproporcionalmente menor do que os benefícios oferecidos. Uma tranquilidade que não tem preço, sabe?
Os planos podem ser bem customizáveis e você pode oferecer aquele que seja melhor para o seu colaborador, variando o nível de cobertura.
Três fatores principais influenciam no custo: idade do colaborador, quantidade de coberturas acessórias e valor da indenização escolhida. O ideal é você consultar um especialista capaz de lhe orientar sobre a melhor configuração, o corretor. Ele vai ajudar a encontrar uma alternativa que seja mais atrativa para seus funcionários e que não onere a empresa.
Em geral, o seguro de vida para funcionários é um benefício muito barato se comparado a outros, como seguro saúde. Além disso, ele é muito atrativo para o colaborador e sua família. Como dissemos, dose extra de tranquilidade.
Se não é obrigatório, a empresa deve contratar seguro de vida?
Mesmo não sendo obrigatório para todos, esse benefício pode ser sempre vantajoso. Note que o seguro de vida não é atrativo apenas para colaboradores com familiares que se beneficiarão de uma eventual indenização. Funcionários jovens e sem dependentes também têm interesse em ter uma tranquilidade adicional em caso de acidente com afastamento temporário do trabalho.
O seguro de vida é essencial para empresas que queiram oferecer segurança e tranquilidade aos colaboradores. É uma forma muito eficiente de dizer que você se preocupa também com a vida pessoal dos funcionários.
E como contabilizar o seguro de vida dos funcionários?
Como todas as despesas, o seguro deve ser devidamente contabilizado. Se você conta com o apoio de um bom escritório contábil, pode ficar tranquilo. Mas vamos a um exemplo de como será na sua contabilidade.
O seguro é considerado uma despesa antecipada, já que normalmente uma apólice de seguro é válida pelo período de um ano. Enquanto que o prêmio do seguro (valor pago pela contratante à seguradora) é pago no início da validade do contrato.
Esse valor pode ser pago à vista ou pode ser parcelado. O prêmio deverá ser apropriado mensalmente às despesas da empresa, de acordo com o valor e o prazo de cobertura da apólice de seguros.
Prêmio pago à vista
Vamos a um exemplo de como contabilizar, quando o prêmio é pago à vista. Considerando que a empresa contratou um seguro em 02/01/2021, com duração de um ano. Supondo que o valor do prêmio seja de R$ 900,00:
- Data da contratação: 02/01/2021
- Período de cobertura: 1 ano
- Valor do prêmio: R$ 900,00
Contabilização do prêmio do seguro de vida:
- D- Prêmios de seguro a apropriar – R$ 900,00
- C – Seguros a pagar – R$ 900,00
- Histórico – aquisição de apólice de seguro de vida para funcionários em 02/01/2021
Para realizar o pagamento à seguradora:
- D- Seguros a pagar – R$ 900,00
- C – Caixa ou Banco – R$ 900,00
- Histórico – aquisição de apólice de seguro de vida para funcionários em parcela única
Prêmio pago em parcelas
Assim como foi feito para o pagamento à vista, poderá ser feito à prazo. Nesse caso, como o valor do prêmio foi provisionado no passivo no primeiro lançamento mostrado acima, os pagamentos não vão influenciar nas apropriações da despesa nos meses seguintes.
É importante que os pagamentos sejam registrados corretamente para que a empresa não fique com credores em aberto, como é o caso da conta “Seguros a pagar”.
A apropriação do prêmio do seguro será feita mensalmente durante os doze meses de validade da apólice. Para isso, é preciso encontrar o valor residual mensal do prêmio, que é o resultado da divisão do valor de contratação pela quantidade de meses do período.
- Valor do prêmio: R$ 900,00
- Quantidade de meses: 12 meses
- Valor mensal a ser apropriado: R$ 900,00(prêmio) / 12 = R$ 75,00
Contabilização da apropriação:
- D – Seguros – R$ 75,00
- C – Prêmios de seguro a apropriar – R$ 75,00
- Histórico – Apropriação de despesa com apólice de seguro de vida para funcionários – parcela 1/12
Este lançamento deverá ser feito todos os meses a cada 30 dias da contratação da apólice, até que a conta “Prêmios de seguros a apropriar” seja zerada. E se uma nova apólice for contratada, o processo continua.
Se você gostou da ideia de oferecer esse benefício aos seus funcionários, entre com a Quisto Corretora de Seguros! Nossos especialistas estão a postos para encontrar o melhor seguro de vida para sua empresa.
Artigo produzido pela equipe Contabilizei.