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Como contabilizar as despesas com seguro dos funcionários

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Se você está querendo saber como abrir uma ME ou está querendo oferecer mais vantagens aos seus funcionários, é muito provável que você esteja pensando em contratar um seguro de vida para a sua equipe.

Nessa hora, muitas dúvidas podem surgir. Desde o que esse benefício vai significar financeiramente, até como contabilizar essa despesa. Neste texto, vamos esclarecer todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O seguro de vida é obrigatório?

O seguro de vida oferecido pelas empresas para seus funcionários é um dos benefícios corporativos que mais garante tranquilidade aos colaboradores e suas famílias.

Quando bem contratado, ele pode oferecer mais do que o auxílio no caso do falecimento do funcionário, mas também assistência por ocorrência de acidentes e doenças crônicas, por exemplo. 

Uma dúvida muito comum dos empresários é se oferecer o seguro de vida à equipe é obrigatório. Apesar de ser um benefício que tem uma ótima relação custo-benefício e ser válido para todo colaborador, ele ainda não é obrigatório para todas as empresas. 

Entretanto, existem algumas categorias com a obrigatoriedade de oferecer esse serviço aos seus funcionários, em função de convenções sindicais e acordos coletivos. 

O seguro é exigido para a construção civil; postos de combustíveis; funcionários de condomínios; comércio de alimentos no varejo; serviços como bares, padarias, buffets, churrascarias, pizzarias e restaurantes; hotelaria, motéis e hospedagem; profissionais da área de educação; motoboys e outros entregadores; prestadores de serviço; despachantes; serviços relacionados a panificação e confeitaria; indústrias têxteis e de vestuário; indústrias de louça, porcelana de barro ou cerâmica; indústrias de roupas infantojuvenis e instalação de redes de telecomunicação.

Além dessas categorias, há exigências específicas para determinadas empresas em alguns estados do Brasil. Para isso, desde o momento de abrir seu negócio, consulte seu contador para começar com o pé direito e oferecer o benefício de acordo com o previsto nas leis. 

Vale a pena contar também com um corretor de seguros, que poderá ajudar você a encontrar o melhor seguro ao seu caso.

Qual a vantagem de oferecer Seguro de Vida para funcionários?

Tranquilidade. Esse  é o principal resultado que você poderá oferecer para o seu colaborador e com um custo desproporcionalmente menor do que os benefícios oferecidos. Uma tranquilidade que não tem preço, sabe?

Os planos podem ser bem customizáveis e você pode oferecer aquele que seja melhor para o seu colaborador, variando o nível de cobertura.

Três fatores principais influenciam no custo: idade do colaborador, quantidade de coberturas acessórias e valor da indenização escolhida. O ideal é você consultar um especialista capaz de lhe orientar sobre a melhor configuração, o corretor. Ele vai ajudar a encontrar uma alternativa que seja mais atrativa para seus funcionários e que não onere a empresa. 

Em geral, o seguro de vida para funcionários é um benefício muito barato se comparado a outros, como seguro saúde. Além disso, ele é muito atrativo para o colaborador e sua família. Como dissemos, dose extra de tranquilidade. 

Se não é obrigatório, a empresa deve contratar seguro de vida?

Mesmo não sendo obrigatório para todos, esse benefício pode ser sempre vantajoso. Note que o seguro de vida não é atrativo apenas para colaboradores com familiares que se beneficiarão de uma eventual indenização. Funcionários jovens e sem dependentes também têm interesse em ter uma tranquilidade adicional em caso de acidente com afastamento temporário do trabalho.

O seguro de vida é essencial para empresas que queiram oferecer segurança e tranquilidade aos colaboradores. É uma forma muito eficiente de dizer que você se preocupa também com a vida pessoal dos funcionários.

E como contabilizar o seguro de vida dos funcionários?

Como todas as despesas, o seguro deve ser devidamente contabilizado. Se você conta com o apoio de um bom escritório contábil, pode ficar tranquilo. Mas vamos a um exemplo de como será na sua contabilidade.

O seguro é considerado uma despesa antecipada, já que normalmente uma apólice de seguro é válida pelo período de um ano. Enquanto que o prêmio do seguro (valor pago pela contratante à seguradora) é pago no início da validade do contrato.

Esse valor pode ser pago à vista ou pode ser parcelado. O prêmio deverá ser apropriado mensalmente às despesas da empresa, de acordo com o valor e o prazo de cobertura da apólice de seguros.  

Prêmio pago à vista

Vamos a um exemplo de como contabilizar, quando o prêmio é pago à vista. Considerando que a empresa contratou um seguro em 02/01/2021, com duração de um ano. Supondo que o valor do prêmio seja de R$ 900,00:

  • Data da contratação: 02/01/2021
  • Período de cobertura: 1 ano
  • Valor do prêmio: R$ 900,00

Contabilização do prêmio do seguro de vida:

  • D- Prêmios de seguro a apropriar – R$ 900,00
  • C – Seguros a pagar – R$ 900,00
  • Histórico – aquisição de apólice de seguro de vida para funcionários em 02/01/2021

Para realizar o pagamento à seguradora:

  • D-  Seguros a pagar – R$ 900,00
  • C – Caixa ou Banco – R$ 900,00
  • Histórico – aquisição de apólice de seguro de vida para funcionários em parcela única

Prêmio pago em parcelas

Assim como foi feito para o pagamento à vista, poderá ser feito à prazo. Nesse caso, como o valor do prêmio foi provisionado no passivo no primeiro lançamento mostrado acima, os pagamentos não vão influenciar nas apropriações da despesa nos meses seguintes.

É importante que os pagamentos sejam registrados corretamente para que a empresa não fique com credores em aberto, como é o caso da conta “Seguros a pagar”.

A apropriação do prêmio do seguro será feita mensalmente durante os doze meses de validade da apólice. Para isso, é preciso encontrar o valor residual mensal do prêmio, que é o resultado da divisão do valor de contratação pela quantidade de meses do período. 

  • Valor do prêmio: R$ 900,00
  • Quantidade de meses: 12 meses
  • Valor mensal a ser apropriado: R$ 900,00(prêmio) / 12 = R$ 75,00

Contabilização da apropriação:

  • D – Seguros – R$ 75,00
  • C – Prêmios de seguro a apropriar – R$ 75,00
  • Histórico – Apropriação de despesa com apólice de seguro de vida para funcionários – parcela 1/12

Este lançamento deverá ser feito todos os meses a cada 30 dias da contratação da apólice, até que a conta “Prêmios de seguros a apropriar” seja zerada.  E se uma nova apólice for contratada, o processo continua. 

Se você gostou da ideia de oferecer esse benefício aos seus funcionários, entre com a Quisto Corretora de Seguros! Nossos especialistas estão a postos para encontrar o melhor seguro de vida para sua empresa.

Artigo produzido pela equipe Contabilizei.

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