O seguro de Responsabilidade Civil é uma ajuda que você pode utilizar caso seja o responsável por danos a terceiros.
Você já imaginou que, mesmo não planejando e tomando todos os cuidados, você pode causar danos para uma outra empresa em determinadas situações?
Pois é, apesar de não pensarmos nisso, esses danos podem acontecer no trânsito, em empresas e até dentro de casa.
Sendo assim, para que você não tenha grandes problemas e receba uma ajuda certa para lidar com a situação, pode contratar um seguro.
Com um seguro de Responsabilidade Civil você pode ter a tranquilidade que precisa para lidar com situações de danos a terceiro. Entenda mais sobre como esse serviço funciona a seguir.
O que é um seguro de Responsabilidade Civil?
Assim como outros tipos de seguro, o de Responsabilidade Civil tem como função oferecer um amparo adequado quando necessário.
Desse modo, o objetivo do serviço é proteger o segurado caso ele tenha causado danos involuntários a outras pessoas e precise lidar com a situação.
Então, o serviço pode ser útil para situações que envolvem reclamações e até ações judiciais que trazem mais trabalhos e despesas.
A premissa é que você conte o auxílio da seguradora para lidar com danos morais ou materiais envolvendo outras pessoas.
Portanto, se você precisar pagar uma determinada quantia, a seguradora irá te indenizar de acordo com o valor estipulado na apólice.
Além disso, você deve saber que esse serviço pode fazer parte de outros seguros, como uma cobertura extra, como é o caso do seguro residencial.
Porém, você também pode contratá-lo por conta própria. É por isso que é comum encontrar esse serviço em casos específicos.
Um seguro como esse pode ser útil para empresas que precisam se prevenir em relação a acidentes com funcionários e clientes, por exemplo.
Mas, da mesma forma, pessoas físicas podem adquiri-lo. Imagine que seu cachorro mordeu um vizinho ou que você danificou o carro de outra pessoa. O seguro pode te ajudar a lidar com a situação.
Tipos de seguro de Responsabilidade Civil
O seguro de Responsabilidade Civil, como já informamos, pode ser contratado por conta própria ou fazer parte de outros tipos de seguro.
É por isso que, ao procurar por esse serviço, você provavelmente irá encontrar muitas opções de seguros, voltadas para situações distintas.
Portanto, na hora de contratar um serviço como esse, você deve se atentar para suas necessidades e quais seguros podem ser úteis para você.
Além disso, faça uma pesquisa completa para encontrar a seguradora que trabalhe com esse serviço e te ampare da forma necessária.
Assim, para que você conheça melhor alguns tipos de seguro de Responsabilidade Civil, separamos algumas informações abaixo. Acompanhe conosco.
Responsabilidade Civil familiar
Esse tipo de seguro, geralmente, é encontrado como cobertura adicional em seguros residenciais.
Assim, ao contratar esse serviço, você e seus familiares, como cônjuge e filhos podem fazer uso do auxílio.
A seguradora irá se responsabilizar por danos involuntários, sejam eles materiais ou físicos, causados a terceiros.
Mas é sempre importante lembrar que a indenização paga varia de acordo com o valor estipulado no contrato do serviço.
Desse modo, você tem a tranquilidade de saber que em várias situações, você pode contar a seguradora para lidar com gastos de um dano.
Suponhamos que o seu filho gosta de brincar de bola no quintal, mas a sua casa não conta com um muro muito alto.
Se essa bola, por exemplo, quebrar o vidro do vizinho, além de entrar na casa e fazer mais estragos, você terá que arcar com todas as despesas, não é?
Pois saiba que com o seguro você terá ajuda da seguradora para lidar com todos esses gastos extras.
Vale lembrar também que esse serviço cobre danos causados por animais de estimação. Se o seu cachorro atacar e morder um vizinho, você pode contar com o seguro.
Danos morais
O seguro de Responsabilidade Civil para danos morais é uma cobertura que pode ser utilizada para várias situações em que o segurado se envolve em um desentendimento.
Vamos imaginar que você se envolveu em uma briga, e acabou ofendendo a outra pessoa que estava se desentendendo com você.
Essa pessoa pode, por exemplo, abrir um processo de danos morais, caso tenha sofrido uma ofensa ao seu nome, moral, saúde e liberdade.
Sendo assim, você provavelmente terá que lidar com várias etapas e processos na justiça que vão demandar tempo e dinheiro.
Desse modo, para lidar com toda a situação e arcar com as despesas, você pode solicitar a ajuda da seguradora.
O seguro de danos morais oferece a ajuda para o segurado, quando esse é responsável por algum tipo de calúnia e ofensa.
Assim, a seguradora será responsável pela indenização que será voltada para a pessoa ofendida e os processos decorrentes da situação.
Prática de esportes
O seguro de Responsabilidade Civil para prática de esportes é encontrado, geralmente, como uma cobertura adicional para o serviço.
Apesar de não ser muito conhecido, saiba que você pode utilizar esse seguro sempre que precisar de segurança ao praticar um esporte que gosta.
Vamos supor que você gosta de pedalar e costuma passear por um determinado local, em certos dias da semana.
Se, em algum desses dias, alguma distração ou problema te acometer, você pode acabar se acidentando e ferindo alguém, não é mesmo?
Então, uma situação como essa pode envolver vários tipos de danos, desde o corporal até o material, e isso poderá te dar muito trabalho.
Sendo assim, caso você cause danos a alguém em uma situação do tipo, pode ter a ajuda da seguradora para lidar com a indenização.
Lembrando que esse serviço pode ser utilizado em várias práticas de esportes diferentes, por isso, você deve consultar a seguradora para descobrir todas as proteções.
Empregados domésticos
Vamos supor que você contrata uma empregada doméstica para a limpeza da casa, e essa pessoa acaba se machucando no local.
Desde um acidente mais simples, até danos mais graves, você possui uma responsabilidade pela situação, por ter acontecido na sua residência.
Dependendo do machucado, essa empregada pode, por exemplo, ficar afastada de suas atividades até a recuperação.
Ou seja, além dos gastos com atendimento e medicamentos, essa pessoa também terá que lidar com um período sem trabalho.
Logo, para que ela não fique prejudicada, você poderá fornecer uma indenização com a ajuda do seguro.
Dessa forma, você irá atuar de forma correta, oferecendo o amparo certo e ela terá como lidar com todas as despesas resultantes do acidente.
Você pode até não imaginar situações como essa normalmente, mas lembre-se que acidentes domésticos podem ser bem comuns.
Para se ter uma ideia, os acidentes domésticos representavam 38% dos atendimentos médicos no país, em 2019.
Responsabilidade Civil no seguro de carro
Quando você contrata um seguro para o seu carro, é possível que entre as coberturas adicionais disponíveis, encontre a de Responsabilidade Civil.
Esse serviço é muito útil, já que qualquer acidente de trânsito pode resultar em vários danos, sejam materiais ou mesmo às pessoas.
Desse modo, se você se envolver em um acidente e de alguma forma, sem querer, causar danos a terceiros, pode contar com a seguradora.
Assim, a empresa irá se responsabilizar e pagar a indenização para cobrir os prejuízos dessa pessoa.
Ou seja, se você estragar a parte do carro, ou até se a pessoa sair ferida do local, você terá a ajuda para lidar com a situação.
A indenização pode ser utilizada para cobrir os gastos com consertos no veículo e até despesas médicas para as pessoas.
Proprietários de veículos automotores hidroviários
Uma outra opção de seguro de Responsabilidade Civil é voltada para os proprietários de veículos automotores hidroviários.
Dessa forma, se você é dono de uma embarcação, inclusive utilizada para turismo ou recreio, deve contar com essa proteção.
Sendo assim, como nos casos anteriores, você pode ter a ajuda da seguradora para lidar com qualquer tipo de gasto se você causar danos para alguém.
Portanto, esse serviço irá atuar sempre que necessário, fornecendo uma indenização que funciona de acordo com os valores acordados em contrato.
Por isso, você deve ficar sempre atento às condições do contrato e entender a utilização do serviço. Lembrando que ele é de contratação obrigatória.
Transportadores em geral
Já o seguro de Responsabilidade Civil para transportadores em geral, é útil para o momento de transporte de cargas.
Imagine que você possui uma transportadora, e está responsável pela carga de um cliente que precisa chegar em outro estado.
Sendo assim, se algum dano acontecer a carga de outra pessoa, o seguro pode cobrir todas as despesas com danos e perdas.
Contudo, é importante que você saiba que todas essas cargas precisam ter nota de embarque para a comprovação de um transporte legal.
De modo geral, esse é um serviço muito necessário, porque mesmo com todos os cuidados, nunca conseguimos prever um acidente ou algo do tipo.
Então, durante várias horas de viagem, o transporte pode estar sujeito a vários tipos de sinistros que podem trazer prejuízos para você e o dono da carga.
Por isso, com um serviço como esse, você tem a tranquilidade para lidar com a situação e receber a ajuda da seguradora quando precisar.
Construtor de imóveis em zonas urbanas por danos a pessoas ou coisas
Você já imaginou que durante uma obra temos vários processos que envolvem riscos tanto para pessoas, como para objetos?
É pensando nisso que existe o seguro de Responsabilidade Civil para construtor de imóveis em zonas urbanas por danos a pessoas ou coisas.
Este serviço cobre vários tipos de danos ou perdas causados por construtores de imóveis, porém, voltado para obras em cidades.
Desse modo, se algum trabalhador se acidentar, ou durante o processo máquinas de terceiros estragarem, você não precisa ter gastos extras.
Com o seguro você pode contar com a seguradora para lidar com todos os gastos, para isso, você terá uma indenização acordada em contrato.
O seguro de Responsabilidade Civil é obrigatório?
Uma dúvida muito comum quando as pessoas procuram por seguros, envolve a obrigatoriedade do serviço.
Isso porque apesar de existirem vários tipos de seguros, parte deles possuem contratação facultativa e você deve escolher se precisa ou não do serviço.
Porém, no caso do seguro de Responsabilidade Civil, é interessante que você saiba que alguns deles são obrigatórios.
Por isso, se este serviço se aplica à sua situação, você deve contratá-lo para atuar de acordo com a lei.
Portanto, para que você fique informado, listamos abaixo os seguros que são obrigatórios:
- Seguro de Responsabilidade Civil dos Transportadores em Geral
- Responsabilidade Civil do Construtor de Imóveis em Zonas Urbanas por Danos a Pessoas ou Coisas
- Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores de Via Terrestre
- Seguro de Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores Hidroviários
- Responsabilidade Civil dos Transportadores
Viu como o seguro de Responsabilidade Civil pode ser bem útil e em alguns casos indispensável?
Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando para mais informações relacionadas.
Se quiser contratar um seguro com a ajuda de um empresa responsável, conheça a Quisto Corretora de Seguros.
Com a Quisto você recebe o acompanhamento certo para escolher o melhor serviço e com mais de 90 opções de contratos. Faça já a cotação do seu seguro!