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Quando e por que contratar um seguro garantia? 9 dúvidas respondidas

Neste artigo você vai ver

O seguro garantia é a opção para quem deseja que todos os detalhes definidos em um contrato sejam cumpridos. 

Ao fechar qualquer tipo de contrato, independente do serviço ou área de atuação, você sabe que existem vários riscos envolvidos. 

Um desses riscos é que, apesar do contrato, existe sempre a possibilidade de algumas obrigações não serem cumpridas. 

Por isso, uma forma de garantir proteção caso algumas cláusulas de contrato não sejam cumpridas, existe o seguro garantia.

Esse serviço pode ser útil tanto para o setor público, quanto para o privado, e a seguir separamos nove questões que podem te ajudar a entender o serviço. 

1. O que é seguro garantia?

Os seguros, de modo geral, são serviços que oferecem algum tipo de proteção para quem o contrata. Seja para bens ou para questões financeiras.

Sendo assim, quando você precisa de tranquilidade para qualquer área ou investimento da sua vida, pode procurar por um seguro para exercer essa função. 

Desse modo, um seguro garantia é um serviço bem útil para garantir que todas as especificações presentes em um contrato sejam cumpridas.

Imagine que você está prestes a fechar um contrato importante com terceiros, e precisa ter segurança para que tudo ocorra de forma correta. 

O seguro garantia irá proteger o segurado contra qualquer tipo de prejuízo que venha a ocorrer caso o contrato não seja cumprido. 

Vamos supor que você possui uma empresa de construção e fechou um contrato com algum órgão público. 

Logo, para que a obra aconteça, ambas as partes precisam fechar um contrato para que tudo funcione de acordo com a lei. 

Sendo assim, para correr menos riscos e evitar problemas, você pode contratar um seguro garantia, para que o seguro se torne responsável pelos riscos. 

2. Quem faz seguro garantia?

Para contratar um seguro garantia, é importante que você entenda que existem três partes envolvidas no processo. 

A primeira, é claro, é a seguradora. Ou seja, a empresa responsável pelo serviço de proteção e quem deverá lidar com os riscos da situação. 

Foto de uma mão segurando uma caneta enquanto está quase assinando um contrato. Imagem ilustrativa para texto seguro garantia.
Ao contratar o seguro garantia, você como tomador, garante a segurança do seu cliente.

Em seguida, temos o tomador, ou contratado, a pessoa jurídica que está oferecendo o serviço. 

Dessa forma, o tomador presta algum serviço ou fornece um bem para seu cliente. Ele também é quem contrata o seguro garantia, realiza o pagamento do prêmio e é parceiro da seguradora.

E por fim, temos o segurado, uma pessoa física ou jurídica que contrata os serviços com o tomador e que espera receber o combinado em contrato. 

Então, o seguro em si irá proteger a pessoa que solicitou o serviço e que pode ter prejuízos caso o contrato não seja cumprido. 

Entretanto, a parte responsável por adquirir o seguro e pagar o valor determinado para a seguradora, é a empresa que oferece os serviços. 

3. Quando vale a pena contratar um seguro garantia?

O seguro é uma forma de trazer ainda mais proteção para sua vida, e na hora de fechar qualquer contrato com outras pessoas, é importante você garantir algumas precauções. 

Sendo assim, caso aconteça algum imprevisto que impeça o cumprimento do contrato, a seguradora irá atuar para evitar possíveis problemas e prejuízos. 

Por isso, com um serviço tão útil, você pode contratar o serviço sempre que for fechar um contrato e precisa estar resguardado.

O seguro garantia conta com diferentes modalidades, e cada uma delas pode ser útil para uma situação. 

Desse modo, caso você faça parte de uma licitação, é interessante que você tenha um seguro para garantir que todas as condições do processo sejam mantidas. 

Com esse seguro, você pode participar de vários processos tendo a tranquilidade de saber que a seguradora pode ajudar caso ocorra algum problema. 

Já as empresas privadas que firmarem acordos para oferecer serviços, também devem ter um seguro para trabalhar resguardadas.

Além disso, um momento que você pode precisar de um seguro, é quando a empresa precisa recorrer de ações judiciais. 

Assim, o seguro pode garantir o pagamento de vários valores que fazem parte de um processo como esse. 

4. Por que contratar um seguro garantia? Quais as vantagens?

Mãos de um homem com blusa de manga branca, segurando caneta preta enquanto assina papeis em uma mesa de madeira. Imagem ilustrativa para texto seguro garantia.
Com o seguro garantia você tem mais tranquilidade em vários processos.

Para quem está pensando em contratar um seguro garantia, precisa entender que esse serviço possui várias vantagens. 

A primeira delas, e a mais clara, é que o seguro irá te oferecer toda a tranquilidade quando estiver integrando um contrato.

Ou seja, mesmo que um imprevisto aconteça, a seguradora irá se responsabilizar pelo cumprimento de todas as cláusulas do contrato

Do mesmo modo, você deve saber que o seguro garantia pode ter um custo mais em conta em relação a outras garantias, como um caução ou fiança em bancos. 

Além disso, você pode contar com um seguro personalizado, no momento de realizar o contrato você pode escolher coberturas extras que mais se encaixam nas suas necessidades. 

Você também pode procurar por um serviço de proteção que se encaixe no prazo do contrato. Com isso, você consegue ter um seguro de acordo com a duração do contrato. 

Outro detalhe importante, é que todo processo de contratação pode ser bem simples, você pode contar com um corretor para encontrar o serviço certo e sem burocracias. 

5. Quanto custa um seguro garantia?

Em qualquer tipo de seguro, você precisará passar pelo processo de cotação para descobrir o valor de um seguro. 

Isso porque a seguradora precisa analisar vários fatores que vão influenciar no prêmio do seguro.

No caso do seguro garantia, o custo vai ser calculado levando em consideração a porcentagem do valor que o contrato ou edital de licitação apresenta. 

Da mesma forma, o tipo de garantia necessária para aquele contrato também pode trazer alterações para o preço do serviço. 

Um outro detalhe importante, é que a seguradora pode analisar também algumas informações da empresa e a sua situação financeira. 

6. Qual é a documentação necessária para contratar o seguro garantia?

No momento de contratar um seguro garantia, você terá que passar pelo processo de cotação, em que a seguradora solicita várias informações. 

É por isso que, neste momento, você precisará informar vários dados da empresa, e também das pessoas físicas responsáveis pelo negócios. 

Mão segurando uma caneta enquanto assina um contrato, com roupa preta. A mesa é bege, vemos a ponta de um computador e ao lado vemos parte de uma mulher com roupa bege.
Para contratar um seguro, você precisa repassar várias informações para a seguradora.

Então, é possível que você precise fornecer comprovantes de residência e declarações de imposto de renda. Além, é claro, de dados básicos como o CPF. 

Do mesmo modo, é preciso informar vários detalhes sobre a empresa como contrato social, referências bancárias e comerciais.

Neste momento, também é necessário que você apresente certidões negativas, histórico da empresa e até imóveis que pertencem a empresa. 

Além disso, a seguradora poderá solicitar outros documentos, por isso, você deve ficar atento a todos os dados necessários e envie tudo que foi pedido. 

Afinal, para que você tenha uma resposta rápida e completa sobre o seguro, é necessário que forneça todas as informações importantes. 

7. Como contratar seguro garantia?

Agora que você entende melhor como funciona o seguro garantia, deve estar se perguntando como fazer para contratá-lo. 

Portanto, a dica é procurar um corretor de seguros, um profissional especializado no ramo e que possa te orientar na escolha certa.

O corretor poderá te ajudar a atender qual o serviço mais adequado para suas necessidades, e quais coberturas podem ser úteis. 

Dessa forma, você terá a segurança de contratar um serviço completo e que realmente irá atender todas as suas necessidades. 

No entanto, ter a ajuda de um corretor pode ser melhor ainda, já que você pode contar com a ajuda desse profissional quando já estiver utilizando o serviço e tiver qualquer dúvida. 

8. Qual é o prazo para a emissão da apólice de seguro garantia?

Como já dissemos, ao fazer a cotação do seguro garantia, você terá que fornecer várias informações importantes para a seguradora. 

Dessa forma, a seguradora pode entender a situação da empresa, e definir quais são os limites da garantia e se as coberturas solicitadas estão de acordo. 

Sendo assim, após solicitar o serviço, a seguradora possui um período para emitir a apólice do seguro. 

Foto de duas mãos se apertando, vemos roupas pretas em ambos os braço e no fundo temos uma sala desfocada, com mesas e cadeiras marrons.
A seguradora conta com um prazo para emitir a apólice que irá garantir a sua proteção.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados, a Susep, as seguradoras possuem o prazo de 15 dias para emitir a apólice. 

Porém, em vários casos, é possível que a seguradora utilize entre 48 a 72 horas para fazer a emissão.

Ou seja, mesmo com prazos maiores previstos, você pode ter um processo ainda mais rápido. 

9. Em quanto tempo a indenização é paga?

Caso aconteça um sinistro, e você entre em contato com a seguradora, saiba que é preciso enviar alguns documentos e informações para que ela forneça a indenização. 

Dessa forma, após todos os documentos entregues, a seguradora possui o prazo de até 30 dias para realizar o pagamento da indenização.

Lembrando que o valor pago varia de acordo com a garantia acordada no momento de composição da apólice. 

Sendo assim, ao enfrentar um sinistro, entre em contato imediato com a seguradora e envie todos os documentos necessários o mais rápido possível.

Então, você não terá problemas para receber a indenização e todo o processo será mais fácil e rápido. 

Agora você já sabe que o seguro fiança pode ser bem útil, não é mesmo? Por isso, não deixe de compartilhar esse post e continuar nos acompanhando. 

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