O seguro contra incêndio é ideal para você que deseja mais segurança para sua casa ou que vai alugar um imóvel. Saiba mais nesse artigo que preparamos.
Para ter a tranquilidade de saber que o seu imóvel está protegido em casos de acidentes inesperados, contratar um seguro é a ação mais recomendada.
Com um seguro residencial, você vai encontrar várias opções de cobertura voltadas para danos diferentes.
Uma dessas opções é o seguro contra incêndio, que protege o imóvel e os bens que estão na residência. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre essa proteção.
Como funciona o seguro contra incêndio?
Entre todas as coberturas que existem em um seguro para imóveis, o seguro contra incêndio é usado para proteger estruturas de danos causados pelo fogo.
Dessa forma, esse seguro cobre acidentes que envolvem incêndios, explosões e até quedas de raios. Considerado uma cobertura básica, o benefício funciona para o imóvel e os bens do local.
Por isso, a seguradora se responsabiliza pela indenização dos estragos na estrutura do imóvel ou da mobília perdida.
Por exemplo, se ocorrer uma explosão com um botijão de gás, você tem como garantia o valor para a reforma ou reconstrução da sua casa.
Você também pode entregar para a seguradora uma relação com todos os bens perdidos e os valores equivalentes. Sendo assim, é recomendado fazer um inventário quando for contratar o seguro.
Além disso, confira na apólice qual a cobertura total do seguro. Desta forma, a cobertura será feita de acordo com a indenização que foi contratada.
Lembrando que o seguro contra incêndio pode ser feito para a proteção de imóveis residenciais, sendo casas e apartamentos, assim como comerciais e empresariais.
Então, quando acontecer um sinistro, basta entrar em contato com a seguradora e seguir todas as instruções.
Em casos de incêndios, a empresa pode solicitar um laudo de ocorrência do Corpo de Bombeiros ou da Defesa Civil.
É normal também que a seguradora envie o técnico para fazer uma avaliação das avarias.
Inquilino ou locatário: entenda quem deve pagar pelo seguro contra incêndio
Uma dúvida bem comum quando se trata de seguro contra incêndio em imóveis alugados, é sobre quem será o responsável pelo pagamento da proteção.
A Lei do Inquilinato, Lei N° 8.245 de 1991, garante que a obrigação de adesão e pagamento do seguro para incêndio seja do locador (proprietário do imóvel). Isso se não houver outra negociação acordada entre as partes.
Por isso, é importante a leitura e entendimento de todas cláusulas presentes no contrato. Em muitos casos é comum que imobiliárias transfiram essa responsabilidade para o locatário.
Assim, se você não prestar atenção, acaba concordando com o termo e poderá ser o responsável por pagar o seguro incêndio.
Quais as vantagens de um seguro contra incêndio?
Agora você já sabe como funciona o seguro contra incêndio e quem deve pagar por ele na locação de um imóvel.
Contratar um seguro do tipo traz inúmeros benefícios para a sua vida e, claro, para a sua casa, loja ou empresa. Veja abaixo.
Pagamento dos prejuízos após um incêndio
Por mais que você tome todos os cuidados no dia a dia, imprevistos podem acontecer e te pegar desprevenido. Inclusive, financeiramente!
Ao contratar um seguro, você tem a garantia de receber uma indenização específica para arcar com os prejuízos causados por algum acidente.
Com o seguro incêndio ativo, a empresa contratada é responsável pelo pagamento das despesas causadas pelos danos.
Isso inclui a destruição da estrutura do imóvel ou dos bens materiais que estavam no local.
Sendo assim, nunca se esqueça de conferir todos os detalhes do contrato e saber como a cobertura irá funcionar para a sua demanda.
Segurança e vigilância
Ao contratar um seguro residencial, você encontrará possibilidades adicionais de cobertura sob medida para sua necessidade.
Uma delas é o serviço de segurança e vigilância. Nele, o seguro pode enviar um vigilante para a proteção da casa.
Dessa forma, se o cliente perceber algum tipo de ameaça, presenciar situações de risco para a família, o imóvel ou seus bens, basta fazer a solicitação da proteção para a seguradora.
Mas atenção: essa cobertura vai depender da seguradora e coberturas contratadas. Verifique a opção no seu contrato.
Proteção de áreas comuns do condomínio
No momento de contratar um seguro contra incêndio, é possível encontrar vários tipos de planos de acordo com as necessidades e tipo de imóvel.
Quando se trata de apartamentos, o seguro é um quesito obrigatório por parte do condomínio.
Sendo assim, em casos de incêndio, toda a parte comum do condomínio está protegida. Isso significa que as áreas utilizadas por todos os moradores do prédio estarão seguradas.
O único detalhe é que esse seguro estará voltado apenas para cobrir possíveis danos às áreas do condomínio e não dos apartamentos.
Ou seja, proprietário do apartamento deve contratar a proteção interna. Desta forma, será obtido a cobertura da sua unidade.
Tranquilidade que seguro contra incêndio oferece
Como já dissemos, todos nós estamos sujeitos a imprevistos. Por isso, a prevenção é o melhor remédio.
Em casos de incêndios e explosões, a surpresa pode ser frustrante e proveniente de situações que não imaginamos.
Por isso, contratando um seguro para sua casa, você tem mais tranquilidade e segurança no dia a dia.
Cuidado com a sua casa
Outra vantagem do seguro residencial, são todos os cuidados com o imóvel que ficam disponíveis para atender o segurado.
Dependendo do seu contrato, ele pode incluir vários serviços de manutenção da casa, como é o caso de reparos elétricos e hidráulicos.
Do mesmo modo, se ocorrer qualquer tipo de dano na residência, é possível ter a cobertura para a restauração da estrutura e pintura dos cômodos.
Contudo, sempre tenha em mente que tais coberturas precisam estar previstas no contrato. Então, confira todos os termos no momento de fechar o acordo com a seguradora.
Outras coberturas do seguro residencial
Além da cobertura contra incêndios, que já explicamos acima, ao contratar um seguro residencial você pode ter proteção para as mais variadas situações.
Por isso, considerando as suas necessidades de proteção, é possível ter o serviço de uma seguradora em outros casos. Saiba mais sobre eles a seguir.
Cobertura contra roubo
Uma das proteções mais populares é a cobertura contra roubos e furtos qualificados. Essa opção garante ainda mais segurança para os residentes do imóvel segurado.
Nesse tipo de serviço, a seguradora é responsável pela indenização de perdas e danos dos bens materiais roubados.
Portanto, isso inclui o reembolso de acordo com o valor das peças extraviadas e também em danos adicionais, como vidros quebrados e portas danificadas durante a ação dos infratores.
Cobertura contra alagamento
Para quem reside em uma região que passa por problemas com alagamentos em épocas de chuva, esse tipo de cobertura tem muita utilidade.
Sendo assim, a cobertura garante a indenização por perdas e danos de bens materiais causados pelas águas das enchentes e inundações.
Responsabilidade civil familiar
Outra possibilidade de cobertura é uma garantia adicional de indenização para ações judiciais movidas por terceiros.
Caso você ou um familiar forem responsáveis por algum dano material ou moral de outras pessoas, a seguradora se responsabiliza pelos gastos nos processos.
Viu como contratar um seguro contra incêndios para sua casa pode ser a oportunidade certa de ter ainda mais tranquilidade?
Se você gostou desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com seus amigos. Continue nos acompanhando para mais artigos como esse.
Você também pode se interessar pelo nosso post sobre seguro viagem, confira aqui!
Se desejar contratar um seguro, conheça a Quisto Corretora de Seguros, empresa que atua no ramo há oito anos e possui parceria com seguradoras de renome.
Com a ajuda da Quisto conheça vários seguros e escolha o que melhor atende suas necessidades. Solicite seu orçamento!