Quando falamos em sinistro de seguro, estamos nos referindo a qualquer prejuízo sofrido por um bem que está segurado. Se você quer entender mais sobre o assunto, confira esse post.
Ao pesquisar sobre seguros e procurar por uma seguradora para atender suas necessidades, você já deve ter se deparado com o termo sinistro.
Isso é bem comum, já que o sinistro designa um evento que irá requisitar a cobertura do seguro.
Assim, se você ainda possui dúvidas sobre o que significa sinistro de seguro, acompanhe esse texto! Trouxemos informações importantes para você.
5 dúvidas respondidas sobre o sinistro de seguro
Ao contratar um seguro, você encontrará o termo sinistro na apólice.
A apólice irá listar todos os seus direitos e deveres a respeito da proteção de um bem.
Por isso, é tão importante ter conhecimento sobre o assunto, para saber como agir e o que esperar da sua seguradora.
Sendo assim, separamos cinco perguntas principais que podem te ajudar a entender melhor sobre sinistro e como proceder com o seguro.
1. O que é um sinistro do seguro?
Ao falar sobre seguros, o sinistro é um dos termos principais utilizados, pois ele diz respeito a qualquer evento que trará prejuízos para o bem segurado.
Dessa forma, não importa qual tipo de acontecimento. Pode ser uma colisão, óbito, acidente, queda de raio etc. Tudo depende do seu tipo de cobertura e seguros, mas esses são exemplos de sinistros.
Os danos causados em situações garantidas pela apólice serão indenizadas pela seguradora.
Assim, mesmo que você evite qualquer tipo de problema ou acidente, caso ocorra um sinistro, basta acionar a seguradora para receber a indenização.
2. Como acionar o sinistro?
Antes de acionar o sinistro, você precisa saber se a situação possui a cobertura da seguradora. Afinal, nem todo acontecimento é coberto pelo seguro.
Em determinadas situações, há necessidade de analisar se você mesmo é o responsável pelo pagamento do dano. Por isso, deve conhecer os detalhes da cobertura que contratou.
Por exemplo: pode ser que você tenha contratado a proteção para o carro, mas não inclui a cobertura dos vidros. Então, se os vidros sofrerem danos, esse será um sinistro não coberto. Por isso, você não vai receber a indenização, e vai precisar pagar sozinho pelos prejuízos.
Deste modo, ao verificar a cobertura, entre em contato com a seguradora. A forma de contato pode variar de acordo com cada empresa.
Contudo, é importante sempre ter com você o telefone ou mesmo os canais de atendimento que as seguradoras oferecem.
Além disso, verifique no contrato quais documentos e informações são necessárias em caso de sinistro para acionar a ajuda da seguradora.
Geralmente, a empresa pode solicitar as cópias de documentos pessoais, do bem em questão e até um boletim de ocorrência.
3. Em quanto tempo a seguradora deve pagar um sinistro?
As seguradoras possuem um prazo integral de até 30 dias para realizar a indenização do sinistro.
Porém, esse prazo começa a valer após o envio de todos os documentos necessários e dados solicitados para o andamento do processo.
Então, saiba que você tem direito à uma indenização rápida. Por isso, faça uma reclamação em caso de demora.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) é o órgão que regula o funcionamento do setor de seguros.
A Susep também determina o prazo para a seguradora concluir a indenização do sinistro referente ao bem segurado.
4. Preciso do boletim de ocorrência para acionar seguro?
No caso de um sinistro, a seguradora geralmente solicita o boletim de ocorrência. Assim, ao encaminhar os dados e documentos pedidos para o processo de indenização, o B.O. deve estar incluso.
Entretanto, verifique no próprio contrato em quais casos o boletim é obrigatório, assim você já saberá como proceder.
Lembrando que existem casos de assistência mais simples que o boletim de ocorrência não é solicitado.
Conhecer as cláusulas da sua apólice é fundamental para saber como agir em caso de sinistros.
5. Qual o valor da indenização paga após um sinistro?
O valor preciso de uma indenização é difícil de determinar, pois esse detalhe irá depender de inúmeros fatores que envolvem o sinistro.
Primeiramente, é preciso saber qual foi o prejuízo, o valor do próprio bem, o tamanho do estrago e, claro, qual foi o acordo feito com a própria seguradora. Ou seja, qual o valor de indenização ficou previsto no contrato.
Apenas após essa análise junto a seguradora é possível identificar qual será o valor da indenização do bem segurado.
Seguro de carro: entenda o sinistro na proteção do veículo
O seguro de carro, também conhecido como seguro auto, é voltado para a proteção de veículos em casos de danos e demais tipos de acidentes.
Assim, de acordo com a cobertura contratada, você consegue ter um respaldo em casos de batidas, roubos e demais contratempos.
Dessa forma, para garantir a sua tranquilidade enquanto utiliza o veículo, o seguro auto é um item indispensável .
Durante o processo de contratação, várias informações podem influenciar o tipo de cobertura e, consequentemente, o preço deste seguro.
Portanto, o seguro pode contar com coberturas mais específicas, de acordo com a sua necessidade.
Você, por exemplo, pode adicionar a cobertura contra incêndios e para garantir mais um tipo de proteção, caso necessário.
Além disso, vários outros detalhes influenciam no contrato do seguro, como o modelo do carro, o que inclui o ano de fabricação, a idade e tempo de carteira do condutor.
No caso de um sinistro, como já dissemos, o cliente deve entrar em contato com a seguradora, apresentar todos os documentos e também um boletim de ocorrência.
O seguro, então, é responsável pelo pagamento do conserto do veículo e outros detalhes que foram incluídos no contrato.
Contudo, no seguro auto, existem dois tipos de coberturas em caso de sinistro. Saiba mais a seguir.
O que é um sinistro parcial de automóvel?
O sinistro parcial está ligado aos casos em que o carro pode ser consertado, e que é possível recuperar sua antiga condição por meio de processos em oficinas e afins.
Nessa situação, os danos devem corresponder a até 75% do valor de avaliação do bem.
Além disso, no sinistro parcial consta o valor da franquia do seguro. Ou seja, a quantia que o segurado deverá pagar pelo conserto. Este valor é determinado no contrato.
Vamos pensar em um exemplo. Você acidentou o carro e o valor total do conserto gira em torno de R$ 6 mil. O valor da franquia do seguro é de R$ 2 mil, então você será responsável por esse pagamento.
Em contrapartida, os outros R$ 4 mil da diferença da cobertura são de total responsabilidade da seguradora.
O que é o sinistro integral no seguro auto?
Já no sinistro integral, também chamado de perda total, a seguradora é a responsável pelo pagamento integral do valor do veículo contemplado.
Para ser liberada, os reparos do carro devem ser superiores aos 75% do valor de avaliação do automóvel. Casos de roubo ou furto em que o carro não é recuperado também são chamados de perda total.
A indenização paga, neste caso, tem como objetivo permitir a compra de um novo veículo.
Como funciona o sinistro no seguro de vida?
O seguro de vida é um cuidado voltado para garantir ainda mais proteção para você e sua família.
Assim, em casos de infortúnios como doenças ou mortes, você e sua família têm a certeza de receber uma indenização que irá ajudar a lidar com toda situação.
O seguro pode ser utilizado como uma segurança financeira para sua família, que em situações adversas, terá um quantia para quitar todas as despesas, por exemplo.
Da mesma forma, pode ser uma boa possibilidade de ter ainda mais segurança em se tratar de questões de saúde.
Entretanto, é importante ressaltar que podem existir diferenças de coberturas, que devem ser vistas no momento de fechamento do contrato.
Além disso, alguns fatores influenciam no preço do seguro, como a idade do segurado e até em quais casos a cobertura será feita.
A cobertura de sinistros no seguro de vida é voltada para qualquer acidente, morte ou doença.
Assim, na hora de contratar o serviço, é só especificar quais são as abrangências necessárias para você.
Dessa forma, em qualquer caso, a apólice do seguro garante a indenização.
Para quem for procurar por um seguro de vida, provavelmente irá se deparar com muitas opções de coberturas, sejam elas em vida e até em caso de óbito.
Então, o seguro poderá cobrir morte de causas naturais, invalidez total ou parcial por acidentes e doenças graves.
Portanto, o seguro também pode ser responsável pelas despesas médico-hospitalares e assistência funeral.
Como acionar o sinistro do seguro de vida?
Ao vivenciar uma situação que se enquadrada como sinistro, você deve, primeiramente, verificar se a cobertura está assegurada pelo contrato do seguro.
Em seguida, você deve entrar em contato com a seguradora e seguir todas as instruções.
Contudo, é bem comum que exista uma formalização. Para isso é necessário preencher formulários e apresentar os documentos solicitados.
Entre os documentos que são fundamentais para esse tipo de processo, estão os de identificação básicos como RG, CPF e até mesmo certidão de casamento.
Dependendo do caso, são necessários a apresentação do boletim de ocorrência e certidão de óbito.
Após o contato com o segurado e envio de dados, a seguradora é responsável pelas assistências que foram previstas no contrato.
Entenda o sinistro no seguro residencial
O seguro residencial tem como objetivo ser uma proteção completa para o imóvel do segurado.
Portanto, o seguro pode cobrir desde problemas estruturais do imóvel, até os prejuízos em casos de danos graves.
Porém, ao contratar um seguro residencial, você provavelmente irá encontrar dois tipos de cobertura, e escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades.
As coberturas básicas contam com itens essenciais. Por exemplo, em casos de sinistro envolvendo explosões, incêndio e queda de raios.
Já as coberturas especiais são aquelas que incluem pacotes de proteção contra sinistros envolvendo danos a terceiros e até mesmo seguros de responsabilidade civil.
Assim, é possível se proteger contra furtos, danos elétricos, acidentes pessoais, cobertura contra perdas e vários outros.
Como acionar o sinistro no seguro residencial?
Em ocorrência de algum sinistro, você deve entrar em contato imediatamente com a sua seguradora.
Em seguida, é só aderir as instruções de preenchimento dos formulários e entrega de documentos.
Dependendo do dano sofrido, os documentos requisitados podem variar. Em casos de incêndios, por exemplo, a seguradora solicita a identificação do imóvel e o laudo da ocorrência, gerada pelo Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil.
Em algumas situações, você deve entregar uma relação contendo todos os bens que foram destruídos e os valores correspondentes.
Além disso, existe a possibilidade da companhia de seguros enviar até o local o técnico para fazer uma perícia.
Se o contrato do seguro abrange todos os danos sofridos, então a seguradora será responsável pelos pagamentos das indenizações.
O que fazer se a seguradora não pagar o sinistro?
Mesmo com todos os acordos feitos ao contratar um seguro, existe a possibilidade da seguradora se recusar a pagar o sinistro.
Assim, em um caso que deveria ser coberto pelo seguro, e a companhia não realizar o pagamento, há o respaldo do Código de Defesa do Consumidor e do Código Civil.
Você tem prazo de até um ano para entrar com uma ação judicial. Para isso, guarde o documento em que a seguradora se recusa a efetivar o pagamento do sinistro e procure apoio legal.
Mas vale destacar: há casos em que a seguradora pode, sim, negar a indenização. Como se houver fraude no sinistro ou ilegalidade na ocorrência do sinistro (dirigir embriagado é uma ilegalidade no seguro de carro).
Gostou deste post? Aqui no blog você encontra outros artigos com informações relevantes sobre seguro. Compartilhe com seus amigos e continue nos acompanhando.
Se você está em busca de seguro, pode fazer uma consulta com a Quisto Corretora de Seguros.
A Quisto nasceu em 2012 e hoje possui parceria com várias seguradoras de renome, oferecendo para seus clientes mais de 90 opções de contratos.
Em um só lugar você conhece várias opções de seguros e consegue escolher aquele que melhor se encaixa nas suas necessidades. Faça já seu orçamento.