O seguro de vida para funcionários é um diferencial para a sua empresa que deseja trazer ainda mais segurança para a equipe. Entenda mais sobre o serviço a seguir.
Toda empresa precisa que seus funcionários estejam saudáveis e satisfeitos para conseguir produzir com qualidade.
Sendo assim, uma forma de garantir ainda mais a segurança dessas pessoas, possibilitando que elas tenham o amparo certo quando precisam, é contratar um seguro.
E saiba que já existem seguros próprios que uma empresa pode contratar, visando a proteção de toda equipe.
Pois se você tem interesse em um seguro de vida para funcionários, acompanhe a leitura a seguir e entenda como o serviço pode ser útil.
Como funciona seguro de vida para funcionários?
Se você já ouviu falar em seguros, sabe que esse serviço é voltado para a proteção de bens, segurança financeira e garantia de amparo em situações adversas.
Desse modo, os seguros podem ser ideais para vários momentos da vida, já que nunca sabemos quando um imprevisto pode acontecer.
E assim como em qualquer outra situação, o serviço também pode ser necessário para os funcionários da sua empresa.
Afinal, seja qual for a atividade exercida, sua equipe pode correr vários riscos diariamente e um sinistro muda a vida de qualquer um.
É por isso que a sua empresa pode contar com um seguro de vida para funcionários, um serviço coletivo que traz mais segurança financeira para todos.
O seguro de vida tem como objetivo trazer uma segurança financeira para as pessoas, durante momentos turbulentos, como em situações de morte ou invalidez.
Assim, a seguradora se torna responsável por uma indenização utilizada pelo segurado no momento de enfrentar todos os problemas.
Se uma pessoa, por exemplo, fica impossibilitada de trabalhar devido a um acidente, ela provavelmente ficará sem a sua renda, não é mesmo?
Porém, quem possui um seguro de vida, sabe que terá o auxílio do serviço, e pode contar com a indenização para pagar as despesas.
E com um seguro de vida para a equipe da sua empresa, você consegue ter um serviço como esse que protege todo um grupo de pessoas.
Lembrando que sindicatos e associações também podem contratar esse serviço, e possui um preço mais em conta do que um seguro individual.
Saiba quando a empresa deve contratar seguro de vida para funcionários
Uma dúvida bem comum ao procurar por um seguro de vida para funcionários, é sobre quando contratar o serviço.
Você pode contratar esse serviço quando desejar, mas saiba que essa é uma forma muito eficiente e prática de cuidar ainda mais das pessoas que compõem a sua empresa.
Afinal, para que você consiga bons resultados e uma equipe engajada, é preciso proporcionar um ambiente agradável de trabalho.
Mas além disso, garantir a proteção e oferecer um amparo adequado é uma forma ainda mais efetiva de demonstrar cuidado e preocupação com o bem-estar das pessoas.
Sendo assim, com um seguro de vida, você consegue trazer um diferencial maior para sua empresa e motivar a sua equipe.
Além disso, é importante você saber que o seguro para funcionários não é um requisito obrigatório para todas as empresas.
Assim, em muitos casos, a contratação do serviço é uma opção da empresa que preza pela segurança financeira da sua equipe.
Porém, como dissemos, determinadas áreas precisam ter o seguro devido a certos acordos e causas sindicais, que exigem mais proteção para os trabalhadores.
É por isso que áreas como a construção civil, comércios de alimentos, postos de gasolina, profissionais da educação e motoboys, precisam do seguro.
Do mesmo modo, indústrias têxteis, restaurantes e bares, prestadores de serviços, área de hotelaria, despachantes e outros também contam com o serviço.
Que coberturas o seguro oferece?
No momento de contratar o serviço e escolher todas as proteções, você irá se deparar com várias opções de coberturas.
Em todos os tipos de seguros existem aquelas coberturas que são básicas, e já estão no contrato. Porém, você tem a possibilidade de adicionar coberturas extras.
Então, no momento de realizar o contrato é importante que você conheça todas as opções disponíveis.
Para contratar um serviço para um grupo, é necessário que você avalie proteções úteis para todos, considerando os mais diversos riscos.
Além disso, é importante que os seus funcionários tenham sempre o conhecimento claro de quais proteções estão inclusas.
Afinal, ao precisar da solução, eles podem entrar em contato com a seguradora, mas o serviço só irá cobrir situações presentes no contrato.
Cobertura de morte
A cobertura de morte é algo básico em um serviço como esse, já que prevê uma indenização em situações de sinistro.
Se, por exemplo, um funcionário segurado vier a óbito, a seguradora garante uma indenização para os beneficiários.
Em seguros de vida, geralmente, a cobertura para morte é voltada tanto para situações naturais, quanto acidentais.
Assim, os segurados possuem a alternativa de escolher os seus beneficiários, que pode incluir pessoas da família, como cônjuge e filhos.
Cobertura para invalidez
Se o seu funcionário se acidentar e ficar inválido, isso irá afetar diretamente o seu trabalho e renda, já que ele ficará afastado.
Sendo assim, para que essa pessoa não enfrente dificuldades financeiras e não tenha como pagar suas despesas, o seguro oferece uma indenização.
Dessa maneira, o valor pago será de acordo com o combinado em contrato, mas geralmente o pagamento é feito em forma de renda mensal.
Seguros como esse podem cobrir situações de invalidez permanente por acidente, seja ela total ou parcial.
Despesas médico-hospitalares
Uma outra cobertura muito útil para qualquer trabalhador e você pode adicionar ao seguro é a de despesas médico-hospitalares.
Assim, se o segurado sofrer algum tipo de acidente e precisar de atendimento médico, o seguro reembolsa o valor gasto.
Logo, o segurado tem a opção de escolher o local e o profissional para o atendimento.
Porém, para receber o reembolso, a pessoa precisa enviar todos os comprovantes dos serviços.
Lembrando que neste caso o reembolso é feito nos limites de valores que constam no contrato do seguro.
Diária por internação
Outra cobertura útil é para caso o seu funcionário enfrente algum tipo de acidente ou problema, que demande um período de internação para se recuperar.
Neste caso, o funcionário precisa ter tranquilidade para enfrentar o momento e o seguro é o serviço certo para ajudar na situação.
Com esta cobertura, a seguradora garante o pagamento da indenização que será proporcional ao tempo que a pessoa ficou internada.
Mas seja como for, é importante observar os limites do contrato e as exceções que a empresa pode ter.
Auxílio funeral
Já a cobertura de auxílio funeral é outra opção que você pode adicionar ao contrato e trazer mais amparo para momentos difíceis.
Nesse serviço, caso o segurado venha a óbito, os familiares podem contar com um auxílio da seguradora para lidar com o funeral.
Desse modo, o serviço prevê um reembolso das despesas com o funeral e os serviços conjuntos.
Assistência emergencial
A assistência emergencial é outra cobertura adicional muito importante dependendo da situação do funcionário.
Isso porque, esse serviço é geralmente voltado para momentos em que o funcionário está viajando, enfrenta um sinistro e precisa de um atendimento imediato.
O serviço então pode ser usado tanto em clínicas, quanto em hospitais, e em determinados casos serve para viagens nacionais e internacionais.
Doenças graves
Um outro serviço que pode ser bem comum em um seguro de vida é a cobertura de doenças graves.
Então, se o segurado tiver um diagnóstico de doença grave, basta solicitar uma indenização da seguradora para lidar com a situação.
Existem várias doenças cobertas por esse serviço, entre elas estão o acidente vascular cerebral, alguns tipos de câncer, infarto agudo do miocárdio e até transplantes de órgãos.
Mas para que a seguradora ofereça essa cobertura, ela precisa verificar os atestados de saúde dos funcionários para entender as condições prévias de cada um.
Cesta básica
O serviço de cesta básica em um seguro de vida para funcionários pode não ser muito conhecido, mas existe.
Essa cobertura funciona como uma indenização, só que ao contrário de um valor, ela garante uma cesta básica aos dependentes.
Portanto, caso o segurado falecer, os beneficiários irão receber uma cesta de alimentos durante um período previamente determinado.
Porém, é possível também que os beneficiários recebam o valor equivalente a cesta. Esse auxílio costuma ter uma validade de seis meses, até um ano.
Todos os detalhes irão depender do tipo de contrato estabelecido, e também é possível que a cobertura seja utilizada em casos de invalidez.
Assim, com tantas opções, você pode analisar quais as coberturas e alternativas mais adequadas para a proteção dos seus funcionários.
Com um seguro de vida, você garante o amparo durante a vida do funcionário, com assistências que podem ajudar em momentos difíceis.
Além disso, você garante a proteção também da família do segurado que pode ter tranquilidade ao lidar com situações adversas.
Vantagens de oferecer seguro de vida para os colaboradores
Os seguros, em geral, são serviços que apresentam inúmeros benefícios, já que oferecem ajuda para as mais diversas situações.
Um seguro de vida para funcionários não só traz tranquilidade para equipe como também reflete na empresa como um todo. Entenda mais alguns benefícios a seguir.
Valorização dos funcionários
Uma das grandes vantagens em se contratar um seguro de vida para a equipe de uma empresa é toda a valorização que essa ação carrega consigo.
Afinal, você estará contratando um serviço útil para trazer mais segurança financeira para o trabalhador e a sua família.
Um serviço como esse proporciona ainda mais qualidade de vida para as pessoas, que recebem o amparo em situações de imprevisto.
Dessa maneira, o seu funcionário saberá que a empresa se preocupa com ele e está garantindo boas condições para que em uma situação adversa, enfrente todas as situações com mais facilidade.
Um passo fundamental para garantir serviços de qualidade e uma equipe engajada e empenhada, são todos os investimentos voltados para essas pessoas.
Esse cuidado vai desde um ambiente confortável e acessível, até proteções que trazem tranquilidade para as mais diversas situações.
Retenção de talentos
Uma empresa que conta com serviços de proteção para os funcionários, como um seguro de vida, possui um diferencial a mais no mercado.
Isso porque fatores como esse podem ser determinantes para atrair bons profissionais e também mantê-los na empresa.
Ou seja, se um bom funcionário encontra um ambiente ideal de trabalho, com todas as proteções e serviços adicionais, não irá procurar por outros lugares de atuação, não é?
Temos um mercado cada vez mais competitivo e cheio de variedades, demonstrar esse cuidado com a equipe pode ser fundamental para mantê-la.
A satisfação do funcionário, é sem dúvida, uma parte essencial para que a sua empresa se desenvolva e tenha uma boa reputação no mercado.
Possibilidade de dedução fiscal
Já outra grande vantagem para a empresa que devemos mencionar é a possibilidade de dedução fiscal graças ao seguro.
Como o seguro de vida para funcionários será um serviço a mais contratado pela empresa, logo, o valor pode ser dedutível no Imposto de Renda.
Sendo assim, você consegue também ter benefícios quando o assunto é imposto, já que os valores pagos podem ser reduzidos graças ao serviço.
E da mesma forma, você garante um ótimo custo-benefício, já que temos serviços com preços mais reduzidos, justamente por ser em grupo.
Portanto, em comparação aos gastos em consequência de um sinistro, você possui mais tranquilidade e economia.
Diferenças entre o seguro de vida individual e o seguro de vida para funcionários
Quando você se depara com um seguro de vida para os seus funcionários, provavelmente deve se perguntar se existem diferenças entre ele e um seguro de vida normal.
Saiba que o objetivo do serviço é o mesmo, ou seja, o seguro visa trazer mais segurança financeira para os segurados em situações adversas.
Assim, você pode encontrar os mesmos tipos de coberturas em ambos os serviços, dependendo da seguradora.
Mas a grande diferença está no momento de contratação. Em um seguro de vida normal, ou individual, a pessoa faz o contrato direto com a seguradora.
Já no seguro para funcionários, a empresa fará esse processo, e estará representando um grupo de pessoas que irá se beneficiar pelo serviço.
Sendo assim, a empresa irá escolher as coberturas e proteções mais adequadas para toda a equipe.
Além disso, um outro detalhe bem diferente é o valor do serviço, já que no seguro para funcionários você encontra preços em conta.
Isso acontece porque como temos um serviço para um grupo de pessoas, a seguradora consegue trazer mais descontos e preços mais baixos.
Já no seguro de vida normal, o preço vai variar de acordo com os riscos de cada pessoa e suas proteções contratadas.
Pessoas mais velhas, inclusive, podem ter serviços mais caros, já que a seguradora considera riscos maiores.
Como contratar um bom seguro de vida?
Agora que você já entende melhor como funciona um seguro de vida para funcionários, já deve estar pronto para contratar o serviço.
Logo, o processo de contratação é bem simples, já que você pode entrar em contato direto com a seguradora.
Porém, ter um corretor de seguros ao seu lado é muito recomendado, já que esse profissional te ajudará a escolher o serviço certo.
O corretor, geralmente, trabalha em parceria com várias empresas e pode ter mais facilidade de encontrar serviços, coberturas e preços mais adequados.
Esse profissional também pode te apoiar na hora de entender todos os detalhes do contrato e formas de entrar em contato com a seguradora.
Lembre-se também, que você estará contratando um serviço para toda a equipe, por isso deve ficar atento aos serviços mais úteis para o coletivo.
Sendo assim, conte com o auxílio da sua equipe também, as pessoas do RH podem trazer contribuições valiosas para situações como essa.
Viu como o seguro pode ser um serviço muito importante e cheio de vantagens para sua empresa e equipe?
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